Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) são atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para o aprimoramento da formação dos alunos. Permitem a ampliação do conhecimento e fortalecem a relação Universidade-Sociedade.

Em seu cumprimento, os alunos terão a oportunidade de participar de congressos, seminários, conferências, versando sobre temas educacionais, científicos; publicar trabalhos em periódicos, obra coletiva, visitar exposições, amostras de arte e cultura, participar de projetos de pesquisa, realização de curso regular de língua estrangeira concomitante com a graduação, estágios extracurriculares em instituições conveniadas com a UERJ, participação em cursos de extensão, apresentação de trabalhos ou obra de arte, participação em intercâmbio, assistência a espetáculos cênicos, coreográficos, musicais e cinematográficos, assistência a palestras e aulas inaugurais, participação na organização de eventos educacionais, culturais, artísticos ou esportivos, dentre outras atividades.

As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, integrantes do currículo pleno dos Cursos de Licenciatura, correspondem a, no mínimo, 200 (duzentas) horas, carga horária que pode ser cumprida pelo aluno durante todo o Curso de Graduação, observado o disposto no Art. 3º da Deliberação nº 044/2010 – UERJ. Essa Deliberação pode ser encontrada no seguinte link: http://www.manualdoestudante.uerj.br/normas_aacc.html

Não há uma vinculação das atividades a um período específico, e as mesmas devem ser cumpridas, no máximo, até a conclusão da última disciplina exigida para o término do curso. Sendo assim, se o aluno deixar de atender o que foi dito anteriormente, deverá cumprir a exigência no semestre seguinte. Nesse caso, o registro das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais pendentes deverá ser feito no período de lançamento das notas, de acordo com o calendário acadêmico. A conclusão do Curso só será considerada no semestre do lançamento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais pendentes.

A execução dessas atividades não confere crédito nem grau ao aluno, porém ele deve realizar, pelo menos, 04 (quatro) tipos diferentes de Atividades Acadêmico-científico-culturais entre as definidas no Art. 5.º da Deliberação, nas seguintes áreas:

I – FORMAÇÃO ACADÊMICA – CIENTÍFICO – CULTURAL

II – EVENTOS ACADÊMICO – CIENTÍFICO – CULTURAIS

III – PESQUISA E EXTENSÃO

IV – PRODUÇÃO ACADÊMICO – CIENTÍFICO – CULTURAL

V – ATIVIDADES ACADÊMICO – CIENTÍFICO –CULTURAL

VI – ATIVIDADES TÉCNICO – ADMINISTRATIVAS

VII – ATIVIDADES ACADÊMICO – CIENTÍFICO – CULTURAIS INERENTES AO CURSO

No Instituto de Letras, os requerimentos de atribuições de carga horária devem ser enviados apenas através do Formulário Online – http://bit.ly/aacc-ile-online

A Coordenação das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) da Graduação é um órgão diretamente subordinado à Coordenação de Graduação dos Cursos e ao Conselho Departamental da Unidade Acadêmica tendo por finalidade coordenar o cumprimento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) pelos alunos e atribuir a elas a carga horária correspondente.

Compete à Coordenação das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais da Graduação:

1. a) acompanhar e avaliar o desenvolvimento das AACC;
  2. b) propor ao Conselho Departamental indicação de atividades AACC inerentes ao Curso e da carga horária a elas atribuída;
  3. c) receber, analisar e certificar a documentação comprobatória da realização das AACCs;
  4. d) manter cadastro individual de acompanhamento do desenvolvimento das AACCs;
  5. e) fixar e divulgar a data limite para o recebimento da documentação mencionada no item anterior;
  6. f) avaliar os documentos recebidos e pertinência como AACC, atribuindo carga horária até o limite máximo de cada atividade;
  7. g) encaminhar à Secretaria, até o final do prazo para a entrega das médias finais, consoante o calendário acadêmico da UERJ, a relação de alunos que desenvolveram AACC no semestre e a carga horária atribuída;
  8. h) apreciar pedidos de reconsideração formulados pelos alunos em relação ao indeferimento do cômputo de AACC.

Contato da Coordenação das AACC´s : aacc.ile@gmail.com

Responsável: Técnica Universitária Luciana Mello