Subprojeto de Cursos de Línguas Estrangeiras na UNATI-UERJ

 

Subprojeto de Cursos de Línguas Estrangeiras na UNATI-UERJ

Cursos: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano.

OBJETIVOS

Este projeto de ensino de línguas estrangeiras modernas – Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano – visa iniciar, enriquecer e manter ativa a capacidade intelectual, lingüística e cultural de alunos da terceira idade (da UnATI/UERJ) para a apreensão da língua por eles escolhida, de forma gradativa e prazerosa, oferecendo a este público tão especial condições de uma maior participação no mundo atual.

JUSTIFICATIVA

Abertura de um espaço na UnATI, em convênio com o Instituto de Letras da UERJ (que cede professores e bolsistas), para cursos de línguas estrangeiras, cursos esses que permitem aos alunos da terceira idade um conhecimento básico da língua em estudo e de sua cultura.

METODOLOGIA

Para o público-alvo de terceira idade são desenvolvidas metodologias que, enfatizando principalmente a expressão oral, procuram atender sempre às necessidades de nossos alunos que buscam em nossos cursos lazer e prazer associados à apreensão de línguas estrangeiras.

Os nossos bolsistas de Iniciação à Docência – sempre supervisionados pelos orientadores, seus professores na graduação de letras – usam estratégias didáticas de abordagens comunicativas, lúdicas e prazerosas, tais como canções, danças, dramatizações, filmes e outros recursos audiovisuais.

Devido à dificuldade de se encontrar material específico para este tipo de público, cada orientador, junto com seus estagiários, prepara seu próprio material didático.

PERCURSO E RESULTADO OBTIDOS

O ensino de línguas estrangeiras se iniciou junto com a UnATI em 1993, com um único módulo inicial de língua espanhola e logo depois fomos convidados para ministramos um curso de um semestre de língua italiana (os dois através de canções). Devido ao grande interesse de nossos alunos de italiano, ampliamos nossa atuação até a formação de um curso completo, ministrado em quatro semestres, além disso, passou a ser oferecido um ou dois cursos opcionais de “Conversação e Cultura”.

Com o resultado positivo alcançado, propomos o início de cursos com outras línguas: alemão, francês e inglês. Assim, hoje temos cinco cursos completos ministrados em quatro semestres, perfazendo uma média total de 400 alunos.

No curso de italiano, durante um ano, foram realizados workshops sobre diversos temas, cujas atividades eram desenvolvidas principalmente pelos próprios alunos. A partir disso, formou-se um Grupo Permanente de Italiano, que continuou as atividades que seus integrantes desenvolviam no decorrer dos workshops. Este grupo muitas vezes participa em eventos apresentando um programa cujo conteúdo consiste no aprendizado dos alunos, como por exemplo: cantos, danças italianas típicas, poesias e esquetes teatrais (criados pelos próprios alunos em italiano!).

A relevância deste projeto, além de intensificar o estágio de Iniciação à Docência – muito gratificante para os alunos de letras – encontra-se na divulgação de nosso trabalho com a terceira idade, participando de eventos e proporcionando aos alunos uma reintegração na sociedade atual, principalmente no ambiente universitário já freqüentado por alguns e como uma novidade para outros.

Coordenação

Profa. Dra. Deise Quintiliano Pereira
E-mail: deisequintiliano@uol.com.br

Rua São Francisco Xavier 524 – 11º andar – sala 11.016 – bloco A
Maracanã
20559-900 – Rio de Janeiro / RJ.

Telefone: (21) 2334-0718

E-mail: deisequintiliano@uol.com.br