Transferências e Aproveitamento de Estudos

 

O que é Transferência Externa Facultativa?

É a forma de ingresso facultada ao aluno regularmente matriculado em mesmo curso/habilitação presencial de duração plena de outra instituição de ensino superior (IES), devidamente reconhecida pelo MEC.

A transferência externa independe de concurso vestibular e está sempre condicionada à existência de vaga no curso pleiteado e à classificação em processo seletivo.

Quem pode se inscrever?

O aluno que:
– Comprovar não ter matrícula trancada ou qualquer forma de afastamento, a contar do Concurso Vestibular na IES de origem, por período superior a 6 (seis) semestres letivos;
– Demonstrar possibilidade de integralizar o currículo pleno do curso pretendido até o prazo máximo de duração estabelecido pela UERJ, a contar do ano/período da primeira matrícula no Concurso Vestibular;
– Comprovar ter cumprido, com aprovação, 20% (vinte por cento) do currículo pretendido na UERJ;
– Comprovar permanência mínima de 3 (três) semestres na UERJ, para conclusão do curso.

Documentos necessários:

Histórico Escolar até o último período letivo cursado, apresentando:
a) curso/habilitação em que o candidato está matriculado;
b) número de pontos obtidos no Concurso Vestibular;
c) carga horária de cada disciplina;
d) nota ou conceito de aprovação em cada disciplina; e
e) número de créditos em cada disciplina.
Programa das disciplinas cursadas;
Comprovante de autorização ou reconhecimento do curso constante do Histórico Escolar emitido pelo estabelecimento de origem;
Comprovante de que o curso é de duração plena; e
Original e cópia da carteira de identidade.

Como solicitar
A inscrição no processo seletivo deve ser feita na Secretaria da Unidade Acadêmica do curso de graduação desejado, de acordo com o edital disponibilizado à época, contendo o período de inscrição, quantidade de vagas e calendário.

O que é Transferência Interna?

É a mudança de curso e/ou mudança de habilitação. O aluno terá direito a mudar de curso ou de habilitação uma só vez, de acordo com as seguintes condições:

· tenha freqüência mínima de 75% em pelo menos 20 % dos créditos do curso de origem;

· tenha ingressado por vestibular;

· integralize o currículo do curso ou da habilitação no tempo máximo de duração do mesmo, contando o tempo decorrido desde o ingresso no curso de origem.

Como solicitar
A inscrição deve ser feita na Secretaria da Unidade Acadêmica do curso de graduação desejado, de acordo com o edital disponibilizado à época, contendo o período de inscrição, quantidade de vagas e calendário.

O que é Aproveitamento de Estudos?

Forma de ingresso disponível para quem possui graduação em outros cursos superiores de duração plena. Por meio do aproveitamento de estudos, o candidato fica dispensado do concurso vestibular, tendo, entretanto, que participar de processo seletivo isolado, de acordo com o edital.

Como solicitar
A solicitação é feita na Unidade Acadêmica responsável pelo curso.