Datas Importantes do ILE

Fundação do Instituto de Letras


No dia 12 de dezembro, o Instituto de Letras da UERJ (ILE) comemora a sua fundação. A criação se deu a partir de uma resolução do Conselho Universitário que desmembrou a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UEG em diversas unidades acadêmicas.

Fundação da Especialização

Fundada em 1982, a primeira Especialização em Literatura Brasileira desencadeou a fundação da Pós-Graduação lato sensu e estimulou a criação de outras nove Especializações que hoje são referências de ensino-aprendizagens complementares, com vistas a atingir o interesse do aluno que queira seguir carreira acadêmica.

Fundação da Pós-Graduação nos níveis Mestrado e Doutorado

Fundado em 1988, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Instituto de Letras contou inicialmente com a implantação do curso de Mestrado em Literatura Brasileira, o qual foi reconhecido pela CAPS e CNPQ a partir de 1993, com cessão de duas bolsas de pesquisa para os mestrandos que conquistaram os primeiros lugares na classificação geral do concurso. No ano seguinte, o PPG-Letras foi ampliado, e no nível Doutorado, conta com a presença de várias áreas do ensino-aprendizagem, tais como: Língua Portuguesa, Linguística, Literatura Brasileira, Literaturas de Língua Inglesa, Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

“Fundação do UERJ SEM MUROS”

Fundado em 1990, pela Professora Maria Theresinha do Prado Valladares (im memoriam) do Instituto de Letras da UERJ, na gestão do Reitor Ivo Barbieri, o “UERJ SEM MUROS” é realizado todos os meses de setembro, ocupando os espaços acadêmicos da Universidade com uma vasta programação aberta à comunidade de modo geral. O evento objetiva mostrar à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura.