Iir para a página inicial

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades
Instituto de Letras

Site Oficial

Clique para abrir o site da UERJ


Fotos: Thiago Facina

O Curso

LETRAS (Campus Maracanã)

O curso de Graduação em LETRAS é ministrado pelo Instituto de Letras – ILE e foi reconhecido pelo Decreto Nº 17259/44 – D.O.U. de 07/12/1944.

O Curso de Letras do Campus Maracanã valoriza o ser humano em sua expressão cultural e intelectual. No Instituto de Letras funcionam o Laboratório de Informática para estudantes José Saramago, o Laboratório de Informática para docentes Pablo Neruda, o Escritório Modelo de Tradução Ana Cristina Cesar, o Laboratório de Atividades Telemáticas Machado de Assis, o Laboratório de Idiomas, o Núcleo de Extensão, o Centro Filológico Clóvis Monteiro, o Centro de Estudos Virgínia Cortes de Lacerda, o Programa de Estudos Itálicos, o Programa de Estudos Galegos, o Programa Ler UERJ e o Programa Linguagem em Condições Diferenciadas.

O Instituto de Letras possui seis departamentos: Letras Clássicas e Orientais; Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa e Filologia Românica; Letras Neolatinas; Letras Anglo-Germânicas; Literatura Brasileira, Cultura Brasileira e Teoria da Literatura; e Estudos da Linguagem. Tais departamentos oferecem dez cursos de Graduação, nove cursos de Especialização em pleno funcionamento, cinco cursos de Mestrado e dois de Doutorado, além de vários cursos de extensão, entre eles o LICOM (Línguas para a Comunidade).

No Exame Nacional de Cursos (Provão/ MEC) de 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003 o Instituto de Letras obteve conceito A. Na avaliação CAPES, a pós-graduação stricto sensu do ILE obteve grau 5, maior média em nível nacional. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2005 o curso de Letras obteve conceito máximo (5).


OBJETIVO DO CURSO

Formar professores para atuar em estabelecimentos de ensino lecionando as disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, além dos Idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Grego, Hebraico, Japonês e Latim. Também é objetivo do curso formar bacharéis nessas mesmas áreas de conhecimento. Disciplinas eletivas abrem horizontes para os alunos quanto à Tradução, Português para Estrangeiros e Revisão de Textos.


DURAÇÃO E TURNO

Pode ser concluído no mínimo em 8 períodos e no máximo em 18 períodos. O curso funciona nos turnos: manhã/ tarde e/ou tarde/ noite.


ESTRUTURA DO CURSO

Estruturado pelo sistema de créditos, o curso é formado pelas disciplinas específicas do Bacharelado e da Licenciatura, ministradas pelo Instituto de Letras, pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp/UERJ.


DISCIPLINAS

No Instituto de Letras, o aluno deverá cursar no Bacharelado disciplinas como Língua Portuguesa, Latim, Lingüística, Filologia Românica, Línguas Estrangeiras Modernas, Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Latino-Americana, Cultura Brasileira.


PERFIL DO ESTUDANTE

O estudante que pretende seguir a carreira deve ter clareza e objetividade para transmitir idéias, interesse por questões sociais e literárias, tendência para a pesquisa em linguagem oral e escrita, capacidade de argumentação e atitude crítico-reflexiva.


RELAÇÃO CANDIDATO / VAGA

Veja relação canditado/vaga.


MERCADO DE TRABALHO

Os licenciados em Letras poderão trabalhar como professores em escolas públicas e privadas, em cursos de línguas ou preparatórios para concursos. Poderão atuar também, dependendo do seu aprofundamento curricular, como críticos, consultores lingüísticos ou literários, tradutores, revisores de textos.


LOCALIZAÇÃO

O Instituto de Letras da UERJ funciona no campus Maracanã, Rua São Francisco Xavier, 524 – Rio de Janeiro - RJ - CEP 20550-103, Pavilhão João Lyra Filho, 11º andar, Blocos A, B, D e F.


COORDENADOR DO CURSO

Professora Gisele de Carvalho.


CONTATOS

Entre em contato com o Instituto.


FLUXOGRAMAS

Consulte os fluxogramas dos cursos.

 

Saiba mais sobre o Instituto em
Quem somos >> O Instituto.

Saiba quem está na administração do Instituto em
Quem somos >> Administrativo.

Saiba quem são nossos professores em
Quem Somos >> Corpo Docente.

 

| topo |

DHTML JavaScript Menu By Milonic